domingo, 13 de maio de 2012

O Abian , O Início

Abian - É toda pessoa que entra para a religião do Candomblé,  depois de fazer uma consulta através dos búzios com o Babalorixá ,  e após ter passado pelo ritual de lavagem de fio de contas e o ebori. Poderá ser iniciada ou não, vai depender do orixá pedir a iniciação. Só deixará de ser abian quando for iniciada,sendo então um Iawo.

O Abian tem suas funções na casa relacionadas à limpeza e manutenção, salvo se for um Abian antigo e de confiança poderá exercer outras funções;
Ao abian é permitido ajudar em quase todos serviços da casa, sempre orientado por um mais velho que diga o que pode ou não fazer. Essa fase é muito importante para se aprender vendo e ouvindo, observar e saber ouvir é a melhor maneira de aprender.
O Abian não tem Orixá definido ainda, por isso é denominado um Abian (aquele que está começando em um novo caminho) mesmo que venha de outra casa;
O abian não participa dos preceitos internos, só participa das festas públicas, ainda não tem um compromisso com o Ilê (casa), nesse período terá a oportunidade de conhecer as pessoas e o funcionamento da casa, se tiver alguma coisa que não goste, poderá sair e procurar outra casa que seja do seu agrado ou de sua confiança.
O Abian não questiona rituais litúrgicos de sua casa, respeita a hierarquia e se coloca sempre no seu lugar;


O Abian deve aproveitar o máximo este período de aprendizado, humildade e retidão, pois é neste momento que irão refletir quanto a futura iniciação, as responsabilidades do que é ser um Iyawó.
A vivência no axé, a disciplina, observar o comportamento dos mais velhos, ser verdadeiro com seus sentimentos para com o Orixá, estar despojado de vaidades, e entender que o mais importante não é “fazer o santo e sim saber o porquê de se iniciar para o santo”. Não há pressa para iniciação, Orixá entende e nos concede essa oportunidade de aperfeiçoamento e adaptação, salvo as raras exceções.
Ser um bom Abian é estar se preparando para o futuro.

(O Candomblé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário