quinta-feira, 31 de maio de 2012

Conflitos em Bases Familiares

Os conflitos são inerentes ao processo de evolução dos seres humanos.
A relação em família é complexa, não é diferente em nosso universo candomblecista, pois cada ser humano é singular em relação a sua história, temperamento, idade, composição genética, etc.. No jogo relacional há alianças e luta pelo poder.
Nos diversos relacionamentos, as diferenças individuais quanto às percepções e necessidades emergem, pois cada pessoa forma a sua própria percepção e tem necessidades num determinado momento. Essas diferenças nas relações inter-pessoais tornam-se as bases dos conflitos.
As diferenças, comumente, não são percebidas como oportunidades de enriquecimento e acabam sendo usadas geralmente de modo destrutivo.
Ao interagir com os membros mais jovens de seu âmbito familiar vc influencia na construção de suas identidades, bem como transmite-lhes modelos de relacionamento que serão levados para todas as áreas de suas vidas: amizade, profissional, amor, etc.
É vital ao bom ambiente familiar que haja uma forte aliança entre seus membros sem ultrapassar os limites de autoridade dos mais velhos.A falta de comunicação, somada à dificuldade para resolver problemas em conjunto são fatores negativos que devem ser evitados a todo custo . Os conflitos tornam–se mais fáceis de serem enfrentados quando todos compreendem as questões e suas origens. Para tal é necessário cada um entender e aceitar os seus próprios medos, valores, expectativas e proteções e também as dos companheiros, afinal, a relação familiar que é estabelecida dentro da nossa religião muitas vezes substitui ou complementa a carência afetiva do indivíduo dentro de sua própria família carnal, e existe para dar também este suporte afetivo dentro de um todo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário