terça-feira, 15 de maio de 2012

Nasce um Yawo

ìyàwó, Iyawô, Yao ou Iaô palavra de origem Yoruba, é a denominação dos  filhos de santo já iniciados na  feitura de santo , que ainda não completaram o período de 7 anos da iniciação. Só após a obrigação de 7 anos ele se tornará um Egbomi (irmão mais velho). Antes da iniciação são chamados de abíyàn ou abian.
A pessoa passa a ser um Iaô após um período de vinte e um dias, recolhidas em clausura,  em quarto específico e apropriado para se fazer iniciações e obrigações, e passar por todos os preceitos necessários para ser um iniciado.
É durante os sete anos, que a pessoa vai aprender as rezas, as cantigas, os preceitos, os segredos só confiados aos iniciados do Candomblé.
O abiã terá agora que assentar seu Orixá e ofertar-lhe sacrifícios de acordo com as características de cada um. Feito isso ele passa a se chamar yàwó.
A festa ritualística que marca o término deste período é denominada Saída de Yàwó, neste momento ele será apresentado à comunidade. Ele será acompanhado por uma autoridade à frente de todos para que lhe sejam rendidas homenagens. A partir daquele momento ele nunca mais estará sozinho na sua caminhada. Até que o yàwó complete a maior idade de santo, terá que continuar dia a dia o seu aprendizado e reforçar os seus votos por meio das obrigações.

(Trecho Livro A Panela do Segredo, – Pai Cido de Osun Eyin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário