sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Essencial e o Fútil

Reclamações escuto de dúzias... Todos os dias. Pessoas dizendo estar esquecidas pelo orixá , esquecidas por exú, mas que se negam a tomar qualquer atitude que beneficie a elas próprias dentro do conceito da religião. Estas são pessoas que não querem de forma alguma se sentirem aprisionadas pelo Candomblé, e tem o conceito errôneo de que a nossa religião prende, escraviza seus adeptos.
 Mesmo sempre explicando que isso não acontece, que o Candomblé é uma lição de amor e fé, ainda persiste esta mentalidade na maioria das pessoas que estão de fora.

Mas não é este o mérito da questão, e sim, o fato de que somos julgados pelos fatos que mudamos nas vidas dessas pessoas, um exemplo, se as coisas estão dando errado na vida delas a culpa é dos orixás, dos catiços, do Babalorixá, mas nunca dela mesmas... Entenderam??? Já foi passado milhões de receitas para serem feitas, ebós, etc... mas a pessoa nunca fez absolutamente nada, e nem vai fazer, mas assim mesmo temos que dar conta da vida dela. 
Ou em outro caso, até diz que vai fazer tudo, que ama a religião e mais, chora, se desespera quando a corda aperta mas você observa que dentro da vida dela não existe tempo para exú, nem para orixá, mas assim mesmo temos que dar conta da vida dela.
Quais são suas prioridades????? Se enche de futilidades e ainda quer que sua vida esteja em ordem. Vamos esclarecer uma coisa, existem pessoas que são amigas de uma casa, que nunca serão filhos, mas isso não significa que não possam cuidar de si mesmas dentro da religião, estamos aqui para isso, afinal, mas não existe mágica dentro do Candomblé , cada um tem que fazer a sua parte e se doar um pouco que seja para a sua cura, a sua melhora, se não as coisas nunca terão o resultado que se deseja. E outra coisa, nossa casa não está arrebanhando filhos de santo, fica quem quer, quem ama, quem sente a vida espiritual como parte de si, mas mesmo se não deseja ser um filho, estaremos aqui para lhe acolher, sempre, como amigo.
Exú se lembra de quem se lembra de Exú e Orixá se lembra de quem se lembra de Orixá. Faça a sua parte e pare de reclamar que sua vida está assim, porque provavelmente ela está onde está por sua própria culpa. O Candomblé é uma religião maravilhosa mas só pode ajudar se você aceitar esta ajuda. Pense nisso. Ekedy Mariana de Osum

Nenhum comentário:

Postar um comentário