segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Abiaxé

 
Os Abiaxés têm sido confundidos no Brasil com Abikús, que já foi explicado em post anterior, mas os Abiaxés são as crianças nascidas “feitas de berço” e com missão espiritual.Os Abiaxés podem ou não refugar a missão espiritual na terra, retornando ao convívio de Olodumare, dependendo unicamente do teor de compreensão que obtiverem de seus pais, mestres, tutores, cônjuges e etc…


 
 
 
 
Hipótese nº1 de ABIAXÉ – é oriundo de uma transmigração espiritual (morre em algum lugar, país,etc) e nasce na mesma hora ou horas depois em outro lugar e outro corpo. Carecendo apenas de um ritual de confirmação ou coroação do Ibá Orí (três adoxos e tudo mais), conforme o cargo espiritual designado por Ifá. É oferecido á Olodumaré pelos seus pais ou tutores e jamais conseguirá fugir de seu odú (predestinação), sob pena de refugar á missão terrestre (morrer), missão esta que geralmente é politica, missionária social ou espiritual.

 
Hipótese nº 2 de ABIAXÉ – é “feito” (raspado) na barriga da mãe, quando está é recolhida para a “feitura” e está grávida. Aí a criança recebe todos os fundamentos que a mãe receber, independente da qualidade de Orixá, nascendo “feita” deste mesmo orixá e carecendo apenas da confirmação ou coroação, as quais seguem as mesmas ritualísticas do primeiro caso de abiaxé.

 

Um comentário:

  1. MOTUMBÁ BABÁ!!! GOSTEI MUITO DA SUA EXPLICAÇÃO SOBRE ABIKU E ABIAXÉ,O PESSOAL FAZ UMA COMPLICAÇÃO A RESPEITO DISSO,BOA NOITE E OBRIGADO

    ResponderExcluir