terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Um pouco sobre os Orixás


         A religião dos orixás esta ligada à noção de familia e hierarquia. A família numerosa, originária de um mesmo antepassado, que engloba os vivos e os mortos. O orixá seria , em princípio, um ancestral divinizado, que, em vida, estabelecera vínculos, que lhe garantiam um controle sobre certas forças da natureza, como o trovão, o vento, as águas doces ou salgadas, ou, então, assegurando-lhe a possibilidade de exercer certas atividades como a caça, o trabalho com metais, ou,ainda, adquirindo o conhecimento das propriedades das plantas e de sua utilização. O poder, "axé" , do ancestral-orixá teria, apos a sua morte, a faculdade de encarnar-se momentaneamente em um de seus descendentes durante um fenômeno de possessão por ele provocada.

        "A passagem da vida terrestre à condição de orixá desses seres excepcionais, possuidores de um axé poderoso, produz-se em geral em um momento de paixão, cujas lendas conservaram a lembrança."

O orixá é uma força pura, axé imaterial que só se torna perceptível aos seres humanos incorporando-se em um deles. Este "ser" escolhido pelo orixá, um de seus descendentes, é aquele que tem o privilégio de ser montado por ele. Torna-se o veículo que permite ao orixá voltar a terra, para saudar e receber as provas de respeito de seus descendentes que o evocaram.
     Voltando assim, momentaneamente, à terra, entre seus descendentes, durante as cerimônias de evocação, os orixás dançam diante deles e com eles, recebem seus cumprimentos, ouvem suas queixas, aconselham, concedem graças, resolvem as suas desavenças e dão remédio para as suas dores e consolo para seus infortúnios! O celeste não está distante... nem superior... e se pode conversar com os deuses e aproveitar da sua benevolência!!!

Sobre os arquétipos:
         Ao se examinarem os iniciados, agrupando-se por orixás, notam-se que eles possuem ,geralmente, traços comuns, tanto no  biótipo como em características psicológicas. Os corpos parecem trazer, mais ou menos profundamente, segundo os indivíduos, a marca das forças mentais e psicológica que os anima. Estes arquétipos de personalidade não são tão rígidos e uniformes como são descritos , pois existem nuances provenientes da diversidade das qualidades atribuídas a cada orixá.

Por que escolher o Candomblé?
 Cada um deve assegurar pessoalmente as minuciosas exigências do orixá, tendo porém a possibilidade de encontrar no Candomblé um meio onde inserir-se, onde pelas mãos de um zelador ou zeladora de santo , guiá-lo e ajudá-lo a cumprir corretamente suas obrigações em relação ao seu orixá.  A partir desta decisão de tornar-se filho ,  cabe ao zelador levar a bom termo a  sua iniciação . Dentro de uma casa de santo, o  não iniciado é chamado "abian" e o filho-de-santo que foi iniciado ao culto é "elégun" ou mais comumente chamado de "iyawo"(iaô).

(Pierre Fatumbi Verger- Orixás, Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo)