sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Questão Financeira

A questão financeira dentro do candomblé pode ser debatida por demasiadas vertentes. Outro dia uma pessoa me disse que achava errado um sacerdote cobrar por um serviço à espiritualidade. E por quê? Um artista é obrigado a entregar de graça a sua arte, ou um bailarino profissional tem que dançar de graça?  Então, um ser que serve  a espiritualidade não precisa usar o seu conhecimento de graça, veja bem, se o meu pai de santo cobra para me limpar eu também não posso limpar ninguém de graça.

 Ah sim, existem casos e casos, de caridade que não podemos esquecer mas isso não significa que o conhecimento que ralamos para conseguir, gastamos, iremos usar de qualquer maneira, ou vamos todos os sacerdotes dentro do Candomblé morrer de fome. Não são todos que tem um trabalho fora a sua religião, a grande maioria, acredito eu, vive dela. E por que não encarar com fé a sua religião como um trabalho honrado? E todo trabalho necessita ser pago não é? Sim, necessita.

 Outra questão que acho pertinente, as pessoas dizem que é uma religião cara, sim é, se vc não levar em consideração o imenso trabalho que existe por trás de tudo o que é feito. Garanto que para quem vive esta realidade acha muito bem pago cada centavo em que está depositada a sua vida e de seu orixá. Eu acho. Vai depender das prioridades de cada um.

 Outra questão , delicada,  é escolher bem o seu sacerdote, para que cada vez em que você precise depositar nele a sua confiança ela seja devolvida em dobro. Existem pessoas que dão um valor exacerbado ao dinheiro e diferenciam o tratamento de filhos por conta de sua situação financeira. Ou os que exploram a fé de alguns visando lucro. Procure saber antes de se entregar , quem é a pessoa por quem vc se encantou, e se ele é sincero no seu amor ao orixá, existem pessoas que depois de tomar o seu dinheiro mal vão se lembrar do seu nome. Escolha uma verdadeira família. Boa busca. Asé. Iyarobá Mariana de Osum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário