Abadá - Veste branca ou de cor de mangas largas, usada pelo Yorubás. 
Abará - Bolo feito com massa de feijão-fradinho, cebola, 
camarão-seco, sal, enrolado com folhas de bananeira e cozido no vapor de água 
quente.
Abatá - Sapato ou qualquer tipo de calçado.
Abebê - espelho usado por 
Oxum e Iemanjá. 
Abelê - leque usado por Oxum.
Abiã - Pessoa que está 
nascendo para o culto.
Abikú - Uma criança que morre logo após o parto para 
atormentar os pais, nascendo e renascendo indeterminadamente.
Abô - banho de proteção feito de ervas 
litúrgicas para o culto.
Acarajé - comida ritual da Orixá Oyá-Iansã. Na África é 
chamado de àkàrà, enquanto je significa comer. No Brasil foram unidas as duas 
palavras acara-je.
Acaçá - é uma comida ritual do candomblé e da culinária 
baiana. Feito com milho branco ou milho vermelho. Todos Orixás recebem o Acaçá 
como oferenda.
Adé - Homem com trejeitos femininos, homem 
afeminado.
Adiê – Galinha preparada para sacrifício aos Orixás.
Adjá - 
sino de alumínio ou cobre de três bocas.
Adobale - Nome dado ao ato de 
deitar-se no chão para ser abençoado pelo Orixá. 
Adun - Comida de Oxum feita com milho 
torrado e moído, com um pouco de azeite de dendê e mel de abelhas.
Adupê - 
Bode.
Afoxé - 
é um instrumento musical composto de uma cabaça pequena redonda, recoberta com 
uma rede de bolinhas de plástico parecido com o Xequerê sendo que o afoxé é 
menor.
Afoxé - também chamado de 
Candomblé de rua - é um cortejo de rua que sai durante o carnaval de Salvador, 
Bahia.
Agogô - é um 
instrumento musical de metal usado no candomblé. O nome vem de akokô, palavra 
nagô que significa "relógio" ou "tempo", assim como um som extraído de um 
instrumento metálico. Compõe-se de dois pedaços de ferro, um menor que outro, ou 
dois cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, de folhas de flandres, 
ligados entre si pelos vértices.
Águas de Oxalá - Cerimônia de purificação do 
terreiro. Esta Cerimônia marca o início do ciclo de festas litúrgicas nos 
Candomblés de origem Yorubá e Jeje no Brasil.
Aiê - A terra, o solo, 
sob o domínio de Obaluaiê.
Aiuká - Fundo do 
mar, para o povo Banto.
Ajapá - Cágado, tartaruga. O animal sagrado de 
Xangô.
Ajé - Feiticeira
Akã - Faixa usada para amarrar no peito dos 
médiuns incorporados.
Akikó - Galo
Akokem - 
Galinha D’angola.
Akukó - O mesmo que Akikó - Galo.
Alfange - Objeto semelhante a uma espada.
Alagbê - É o Ogan responsável pelos toques rituais, 
alimentação, conservação e preservação dos instrumentos musicais sagrados 
Atabaques. Nos ciclos de festas é obrigado a se levantar de madrugada para que 
faça a alvorada. Se uma autoridade de outro Axé chegar no terreiro, o Alagbê tem 
de lhe prestar as devidas homenagens.
Alaketo - Nação do povo 
Iorubá-Nagô.
Alibã - Polícia.
Aluá - 
Bebida feita com farinha de milho ou de arroz, fermentada em água com cascas de 
frutas, gengibre e um pouco açúcar. É servida nos terreiros de Candomblé, 
principalmente aos caboclos.
Alujá - Batida de tambor especial para Xangô.
Amalá - é 
comida ritual do Orixá Xangô. É feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de 
camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
Amorim - pano virgem.
Angola - Região do sudoeste da África, de onde vieram negros escravos 
para o Brasil, trazendo vários dialetos de origem Bantu como Kimbundo, Embundo, 
Kibuko e Kikongo.
Arrôboboi - Saudação do Orixá Oxumarê.
 Arê - Ruas e Encruzilhadas.
 Assentamento - recipiente onde se assenta a força dinâmica do 
orixá.
Assogba - Supremo sacerdote do culto de Obaluaiyê. O nome significa 
"consertador de cabaças", em iorubá.
Atabaque - De origem africana, usado em 
quase todos rituais afro-brasileiro, típico do Candomblé e da Umbanda e de 
outros estilos relacionados e influenciados pela tradição africana. De uso 
tradicional na música ritual e religiosa, empregados para convocar os Orixás. O 
atabaque maior tem o nome de RUM o segundo tem o nome de RUMPI e o menor tem o 
nome de LE.
Axé - força invisível, mágica e sagrada.
Babalaô - 
baba, pai; aô, completo, tudo; "um pai para tudo".
Bori - cerimônia destinada 
a "reforçar a cabeça" do iniciante.
 Búzios - conchas cônicas 
utilizadas para adivinhação.
Cauris - 
búzios.
Contra-egum - trança feita de palha-da-costa que, amarrado no braço 
do iaô, tem a função de afastar os mortos.
Curas - espécie de tatuagens 
desenhadas na cabeça e em algumas partes do elegum no ritual de 
iniciação.
 Ebó - ritual destinado a afastar os 
elementos desordeiros indicados pelo desequilíbrio do iniciado.
Efum - 
espécie de giz branco utilizado no rito de iniciação para marcar o corpo do 
elegum e também nos assentamentos.
Egum, egungum - Espírito de pessoa morta 
que retorna à Terra em certos rituais. Segundo a tradição, é uma espécie de 
orixá individual que todo o ser humano tem; ele deve ser bem tratado pois é um 
ancestral do iaô. O culto é proibido às mulheres. A Iyagan é a única sacerdotisa 
que pode participar do culto.
Ejé - sangue derramado na cerimônia de 
iniciação.
Elegum - eleito, preferido do orixá.
Eni - esteira feita de uma 
palha trançada, onde os iniciados dormem até o complemento das obrigações. 
Epó - azeite-de-dendê.
Erê -espírito de (ou sob a forma de) criança que 
prepara o iaô para receber seu orixá.
 Feitura de santo - iniciação ou 
processo em que os duplos sobrenaturais dos elementos psíquicos da pessoa são 
fixados em um objeto simbólico e sua contraparte é fixada na cabeça do 
iniciado.
Ibá (Igbá) - bacia utilizada na cerimônia de iniciação do 
iaô-elegum.
Ibiri - instrumento ritual de Nanã representado por um feixe de 
palitos de dendezeiro ornado com búzios.
Idés - pulseiras
 Igbim - espécie de 
caramujo.
Ilá - 
som que o iniciado emite quando irradiado do orixá para que as pessoas saibam 
que o iaô está possuído 
Ilê - casa.
 Iroko - árvore considerada sagrada pelos 
iorubanos.
Ió - sal.
laô-elegum - filho-de-santo.
lfá - Orixá 
da adivinhação e do destino, mensageiro do Deus Criador. Espécie de oráculo que 
leva seu nome.
lya kekerê - "braço direito" 
da mãe-de-santo.
Juntó, ajuntó - conjunto de forças dos Orixás do elegum. 
Kelê - colar de contas com as cores do orixá.
Laguidibá - colar de 
Obaluaê feito de anéis de chifre de boi.
Mãe-de-santo - na tradição 
nigeriana, pessoa apta a desvendar as respostas dos deuses através dos búzios. 
Também é o nome dado à pessoa que inicia e orienta o iaô.
Mariwo - tipo de 
fibra da palmeira do dendezeiro.
Nagôs - termo usado 
pelos franceses para designar os escravos que falavam o dialeto 
iorubá.
Obatalá - "Deus do branco" que preside a cerimônia do efum. 
Criador dos seres humanos. Variante de Oxalá.
Obi - fruto de uma palmeira 
africana, usado no candomblé na adivinhação ou como oferenda aos Orixás.
Odu 
- caída dos búzios, resultado da jogada.
Ofá - arco e flecha, 
instrumento-símbolo de Oxossi e Logum. 
Ogã - padrinho do 
culto africano ou brasileiro. Pessoa que toca os atabaques sagrados (apenas os 
homens são ogãs).
Olodumaré - um dos nomes do Deus 
Supremo.
 Opelê-Ifá - tipo de colar 
aberto usado para adivinhação.
Orixá de cabeça - o principal orixá da 
pessoa.
Orukó - cerimônia de proclamação do nome.
Orum - céu.
Orumilá - 
(Orum, Céu; Alá, branco) Deus do Céu, Deus supremo.
 Otá - pedra sagrada que contém parte do axé do 
Orixá.
Oti - pinga, cachaça.
Oxaguiã - forma jovem e guerreira de 
Oxalá.
Oxalufã - forma velha de Oxalá.
Oxé - machado de duas lâminas de 
pedra usado por Xangô.
 Pai-de-santo 
- ver mãe-de-santo.
Paô - batidas de mãos ritmadas.
Padê - O Padê de Exú é 
um ritual executado antes de qualquer cerimônia interna ou pública do Candomblé, 
Exú é sempre o primeiro a ser homenageado.
Paxorô ou opaxorô - espécie de 
cajado utilizado por Oxalufã.
Peji - altar
Quizila - recusa de uma 
oferenda por um orixá.
Ronkó - nome do quarto onde o iniciado permanece sem o 
contato do mundo profano até o término da sua iniciação. No ronkó também estão 
os (quartos) assentamentos dos orixás. 
Sacudimento - ritual de 
limpeza.
Terreiro - lugar destino ao culto dos Orixás onde os adeptos cultuam 
seus deuses pessoais através de danças ritualísticas.
Umbanda - religião 
afro-brasileira onde os seus integrantes cultuam entidades africanas 
sincretizadas aos santos católicos (chamados de encantados).
 Xaxará - espécie de vassoura de Obaluaê feita de folhas de 
palmeira, decorada com búzios.
Zambi (Nzambi) ou Nzambi Mpungu - O Deus 
supremo e Criador nos candomblés de Nação Angola, equivalente à Olorun do 
Candomblé Ketu.
Zelador-de-santo, zeladora-de-santo - ver pai-de-santo, 
mãe-de-santo (o mesmo que ialorixá).
(  Extraído do livro: Orixás, anjos)
