quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bolar no Santo

 
 
 
 "Bolar", ou "cair no santo", é indício da necessidade da futura iniciação. Geralmente acontece quando a pessoa participa de um "toque" e o orixá a incorpora, ainda no estado que os adeptos denominam de "bruto" (ainda não assentado ou "feito"). Bolar, aparentemente, é como desmaiar. Mas o orixá está ali. Tomou a cabeça de seu filho, mesmo contra a vontade deste, cobrando sua iniciação...
 
A "bolação" geralmente acontece enquanto as pessoas cantam e dançam para os orixás, sendo significativa, para a identificação do orixá ao qual a pessoa pertence, a divindade para a qual se cantava quando a pessoa bolou.

Uma vez "bolada" a pessoa é levada para o roncó ou para o quarto de santo, onde será "acordada". Se depois de bolar uma ou mais vezes, a pessoa decidir se iniciar, o zelador consultará o oráculo (jogo de búzios) para determinar que orixá será feito e como.
 
A iniciação do Abian é a preparação do mesmo para que ele possa receber em seu corpo a irradiação do seu orixá, em outras palavras, se inicia o abian para que ele possa principalmente , além de outras coisas, "incorporar" o seu santo. Trataremos de explicar o ritual de iniciação em outro post.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário