sábado, 16 de junho de 2012

A Fé em Crise




"Na minha própria alma, sinto a terrível dor da sua perda. Sinto que Deus não me quer, que Deus não é Deus e que ele não existe realmente." Estas palavras, escritas por madre Teresa de Calcutá numa carta a um dos seus confessores, revelam uma profunda crise de fé. Não foi a primeira e nem teria sido a última..."

  Quando uma crise de fé acha raiz em nossa vida interior, ela produzirá medo, uma sensação de escassez e pânico. Tentamos nos salvar da crise gerenciando tudo e usando o nosso próprio poder. Se você passou por uma crise de fé você sabe como ela pode fazer surgir em seu comportamento coisas que você não queria nunca mais ver. Para alguns de nós produz depressão que alguém descreveu como sendo "raiva sem entusiasmo". Para outros produz "raiva com bastante entusiasmo". Tudo isto porque achamos que nos deixaram sem apoio e o nosso tempo está se esgotando. Temos que agir porque achamos que mais ninguém vai agir por nós. Ter fé é receber livremente. Uma crise de fé é o efeito de achar que não vamos receber o suficiente .


 A crise não escolhe religião, status, tira o prazer que temos na vida e afeta todos os tipos de relacionamentos em nosso cotidiano. Vemos como agressão tudo e qualquer palavra dita , e aversão a aqueles que sempre estiveram sustentando a mesma fé. Não está tudo perdido, não estamos no caminho errado mas sim necessitamos dentro de nós de um tempo para descobrir nem que seja mais uma vez onde foi que deixamos aberto a brexa que nos envenenou

O tempo cura tudo, se precisa dele, tome-o para si mais uma vez e reflita. O Orixá vai continuar amando vc que é teu filho ... e vai com o tempo te mostrar onde vc pode encontrar novamente o seu amor, porque mesmo duvidando que ele exista,  ele continua acreditando em você. Mesmo ele te dando provas diárias de seu amor por ti, e vc continuar cego a elas, ele ainda vai estar lá para vc, te esperando.

 "No Candomblé muitas vezes entramos pela dor, pela necessidade, e não pelo amor...adquirimos o amor com a convivência. Confidencio agora uma de minhas experiências, na época em que realizava a minha obrigação de um ano, quando em uma ausência completa de fé me achei completamente só. Não tinha a capacidade de enxergar os olhos de minha mãe bem diante de mim... Estava aborrecida, chorava muito em minha reclusão e pedia somente que tudo aquilo acabasse logo para que eu pudesse ir embora para a minha casa. Foi quando dando o osé em meu igbá, pedi a ela que se ela realmente existisse e me ouvisse mostrasse a mim algo que somente eu pudesse ver... " deixe-me vê-la Mãe" roguei em prantos...pois não sendo Yawo, nunca tive a oportunidade de sentir em meu corpo a sua irradiação... " Quando ainda sonolenta na manhã seguinte, ouvi claramente uma voz feminina me chamar em alto e bom som de "FILHA" me acordando, levantei os olhos achando ser a voz da minha mãe criadeira , ninguém, aí  abri uma fresta na porta e visualizei o barracão onde todos ainda dormiam... voltei a dormir. Quando tudo acabou eu só tinha uma certeza em meu coração, eu havia ouvido a voz do meu orixá, cheio de amor e de conforto. Ela havia se manifestado a mim e eu senti enfim, vergonha de ter mais uma vez, duvidado de sua presença... Quem quiser acreditar que acredite, foi o que eu vivi...Não digo que  nunca mais hei de passar por isso, mas uso este exemplo em minha vida para que as minhas dúvidas e sofrimentos terrenos, sejam logo dissipados e minha amada Mãe Oxum volte a reinar em meu coração. IYarobá Mariana de Oxum"

Nenhum comentário:

Postar um comentário